Faltam 30 dias para o evento!
NOTÍCIAS

Natal: Capital do Sol com atrações turísticas imperdíveis!

Estando ou não no verão, Natal é conhecida como Cidade do Sol por conta dos dias em que o céu fica ensolarado por até 15 horas, em algumas épocas do ano. Além dessa curiosidade, trazemos aqui dicas e informações para você que virá visitar o próximo destino do Nordestão Salesiano!  

Os preparativos para a viagem começam com a organização da mala, no verão a região fica bem quente, então para não fazer feio traga protetor solar, roupas leves, sapatos confortáveis e óculos escuros.

Começamos as nossas dicas por Ponta Negra, a praia mais famosa da cidade. O simbólico Morro do Careca é o cartão postal e a grande atração. Os bares e restaurantes que preenchem a orla funcionam dia e noite servindo animação e pratos típicos da região litorânea. Além dos shoppings com lojas de artesanato local.

O nosso tour pelos pontos turísticos de Natal continua pela Via Costeira, estrada litorânea de 10 quilômetros que liga a praia de Ponta Negra às praias do centro da cidade. Quem trafega pela estrada aprecia, de um lado, o mar, e do outro, a mata atlântica e as dunas do Parque das Dunas. É a área onde estão concentrados os principais hotéis da cidade.

Outro ponto turístico imperdível é o Forte dos Reis Magos. Com um formato estrelar, foi construído pelos colonizadores portugueses, nas proximidades do encontro do Oceano Atlântico com o Rio Potengi, preserva em sua estrutura os canhões expostos no prédio, capela com poço de água doce e alojamentos.

Localizada nas proximidades do Forte, a Ponte Newton Navarro também é um dos lindos cartões postais da capital potiguar. Foi inaugurada em 21 de novembro de 2007, tem 1,7 km de comprimento total, 22 metros de largura e 103 metros de altura. Você não pode deixar de apreciar o incrível pôr-do-sol visto da ponte.

No outro lado da ponte, na praia de Genipabu, a programação pode ser com ou sem emoção. Isso porque os passeios de buggy possibilitam conhecer a praia e as dunas de uma maneira diferente e divertida. A aventura não para por aí: lá também estão disponíveis passeios de dromedários, que prometem uma atividade mais leve com cerca de 20 minutos de duração.

Seguindo nosso tour, indicaremos o Parque das Dunas, conhecido também como Bosque dos Namorados. Situado no coração de Natal, o parque é um dos pontos turísticos de Natal mais visitados, com um cenário repleto de dunas e mata nativa pode ser explorado em três trilhas que são acompanhados de um guia, é sempre bom lembrar que todos os passeios devem ser agendados com antecedência.

Outro ponto turístico é o Maior Cajueiro do Mundo, conhecido como Cajueiro de Pirangiuma enorme árvore  localizada na praia de Pirangi do Norte no município de Parnamirim, a doze quilômetros ao sul de Natal, a árvore produz atualmente, cerca de 70 a 80 mil cajus na safra, o equivalente a 2,5 toneladas. E seu tamanho é o equivalente a 70 cajueiros. Esse é mais um dos pontos turísticos de Natal que faz grande sucesso.

Pertinho do Colégio Salesiano São José está localizado o Centro de Artesanato. O prédio histórico que sediava um antigo presídio no século passado hoje reúne o melhor do artesanato potiguar. Cada cela abriga uma lojinha onde estão expostos rendas de bilro, garrafas de areia colorida e artesanatos diversos. O andar superior traz ainda uma galeria de arte contemporânea e de antiguidades. Na área externa, a antiga igrejinha virou um museu de ex-votos (objetos talhados em madeira para o pagamento de promessas de fieis católicos) com peças de todo o Nordeste. Do restaurante, a vista privilegiada mostra do alto o Forte dos Reis Magos, as praias do centro da cidade e as dunas do litoral norte.

Nos arredores do Salesiano São José também está o bairro da Cidade Alta, que tem desde as mais antigas igrejas, como a Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (1694), do Rosário (1714) e de Santo Antônio (1766), até prédios do séc. XIX em desenho neoclássico, com destaque para o Palácio Potengi, que hoje abriga a Pinacoteca do Estado.

Já na região metropolitana, encontramos o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), que foi a primeira base aérea de foguetes da América do Sul. Hoje é comandada pela Força Aérea Brasileira e possui foguetes e aviões em exposição, mais um centro aberto à visitação.

 

Foto: SETUR/ Divulgação

Tags: pontos turisticos, natal